Termina a 35ª Expoari, a festa foi um sucesso e ficará marcada na história de Ariquemes

Terminou neste domingo dia 29, a 35ª Expoari, hoje considerada, a maior festa da região norte, e a terceira maior festa agropecuária do País. A festa foi um sucesso, e com certeza ficará marcada no coração de todos aqueles que possaram por lá.  Associação do Pecuarista de Ariquemes(APA), há 36 anos vem incentivando o agronegócio.

A história de Ariquemes quase que se confunde com a trajetória de lutas da APA. Enquanto o município completou 40 anos de emancipação em 2017, a APA se consolidou com 36 anos defendendo e incentivando o agronegócio em uma das regiões mais prósperas de Rondônia. São 36 anos de história e a APA segue uma trajetória de sucesso e superação.

Criada em 23 de janeiro de 1981, com instalações modestas, na Avenida Capitão Sílvio, a Associação reúne pecuaristas e produtores de atividades afins de Ariquemes e região. Com o ideal de fortalecer este setor da economia, os produtores se reuniram e trabalharam com afinco para realizar a primeira Feira Agropecuária do município, que aconteceu em 1984.




Na década de 1990, a Associação ganhou sede própria. Toda a estrutura foi montada com o objetivo de ser o parque modelo do estado. Ocupando uma área de 53,67 hectares, hoje a APA superou seus objetivos iniciais e é o maior parque de exposições da região Norte e figura entre os maiores do país. O parque de exposições de Ariquemes é hoje um gigante dos rodeios.

Toda obra foi construída dentro das normas de acessibilidade. Tudo para atender com qualidade a todos que passam pelo parque.  A Expoari também é considerada a Festa dos Negócios. Pecuaristas e Agricultores fizeram dessa festa uma vitrine para o mercado do agronegócio.

A feira traz o que há de mais moderno em tecnologia agropecuária, agroindustrial e genética. Há também os atrativos para crianças, jovens, adultos e idosos, como os inúmeros expositores de diferentes ramos, o parque de diversão, a praça de alimentação e os animais expostos à visitação.

Baile do Cowboy e escolha da Rainha da festa

O baile é uma das atrações que antecedem a grande festa. É considerado a contagem regressiva para a exposição, belas garotas passam por uma preparação com treinamentos para tocar berrante, estralar pinhola entre outros costumes que lembram a vida no campo, a garota que se sair melhor sera eleita a rainha da festa, e também é escolhido a primeira princesa,segunda princesa e garota rodeio, varias atrações musicais se apresentam no evento que é realizado no galpão da FEMUAR (Feira Multissetorial de Ariquemes) que fica dentro do parque de exposições.

A escolha da rainha de uma das maiores feiras agropecuárias de Rondônia foi realizada durante o tradicional Baile do Cowboy. Neste ano de 2018, foi realizado no dia 7 de julho, e teve a participação de dez candidatas sendo elas:

  • Claudia Daniele Santos Costa Dourado, 15 anos – Rainha;
  • Luana Lacerda Costa, 18 anos 1ª Princesa;
  • Giovane Mendes Agorreta Lima, 17 anos  – 2ª Princesa;
  • Karine Alessandra Costa Sampaio, 15 anos – Garota Rodeio;
  • Amanda Fermino Pereira, 19 anos;
  • Helen Vitório Quimas, 15 anos;
  • Isabela Rodrigues de Andrade, 19 anos;
  • Lara Natiele Silva, 16 anos;
  • Paola da Silva Crisóstomo, 15 anos;
  • Vitória Cristinni Rosa da Silva Cieira, 15 anos;

A vencedora desta etapa foi a linda Cláudia Dourado, de 15 anos. A organizadora do evento, Vanda Almeida, explica que a Rainha será responsável por receber autoridades que visitarem a Expoari. “Por este motivo selecionamos para o concurso jovens com uma identificação com Ariquemes, pois sabemos da importância da Expoari para a cidade”, explica.

Cavalgada

Os moradores de Ariquemes resgataram a tradição sertaneja das cavalgadas nas manhas de sábado. Mais de 1000 cavaleiros e amazonas desfilaram pelas principais ruas e avenidas da cidade neste sábado dia 14.

O desfile das tropas para a cidade. Cerca de 5 mil pessoas montam barracas ao longo da avenida Tancredo Neves para assistirem a cavalgada. O evento atrai visitantes de outras cidades e até de outros estados.

Melhores Shows

Neste ano de 2018 a Apa não economizou nos shows, e trouxe grandiosos cantores e duplas, de renome nacional para cantar na Expoari. Na abertura, no sábado dia 21, teve a dupla Bruno e Marrone, na terça-feira dia 24 com os portões abertos, cantou no palco da Expoari o cantor Felipe Araújo, na quinta dia 26 teve a rainha da sofrência Marília Mendonça, na sexta teve show extra com Di Paullo e Paulino resgatando os modão e pra finalizar a maratona de shows, no sábado dia 28 teve o mega show com a dupla Maiara e Maraísa, trazendo o melhor do sertanejo. A arena da Apa lotou nos dias de shows, para que todos pudessem prestigiar seus cantores preferidos.

Melhores Prêmios

Os prêmios que foram sorteados aos visitantes da Expoari foram anunciados pela Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA). Neste ano, o visitante concorreram a duas caminhonetes e três automóveis.

O primeiro sorteio foi realizado no domingo dia 22, de uma caminhonete Ford Ranger. Na segunda-feira, dia 23 foi a vez de um Chevrolet  Onix ser sorteado. O terceiro sorteio foi realizado na quarta-feira, dia 25, de um Volkswagen Polo.  Na sexta-feira dia 27 foi a vez do sorteio de Fiat Argo. E o último sorteio foi uma caminhonete Toyota Hilux, no encerramento do domingo, dia 29,a após a premiação do vencedor do rodeio, a festa foi encerrada com uma grande queima de fogos.

 (Foto: Reprodução)

Agroari

A Agroari foi realizada entre os dias 23 e 25 de julho das 7h às 18h no Parque de Exposição com a participação de caravanas de produtores rurais de vários municípios da região do Vale do Jamari. Foi possível visitar as estações tecnológicas que foram montadas pelos parceiros no local, além da possibilidade de financiamentos e orientações.

Venda de kits

Conforme a APA, o visitante comprou o Kit com os ingressos das nove noites de festa e concorreu ao sorteio de duas caminhonetes e três automóveis. Os kits puderam ser comprados através da internet e também podem ser encontrados nos pontos de vendas do município.

Fonte: Obr Notícias

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas no palco, pessoas tocando instrumentos musicais e show

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e texto

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e show

A imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé