Primeiro táxi sem motorista começa a ser testado em Cingapura

Empresa começa a testar robô-táxis em Cingapura (Foto: REUTERS/Edgar Su)

Empresa começa a testar robô-táxis em Cingapura (Foto: REUTERS/Edgar Su)

Os primeiros táxis que dispensam motoristas começaram a ser testados nas ruas de Cingapura nesta quinta-feira (25), informou a agência Reuters.

A empresa nuTonomy convidou um grupo de pessoas a baixar o aplicativo no celular para chamar os “robô-táxis”, que são modelos elétricos da Mitsubishi equipados com sistema capaz de guiar sozinho.

Por enquanto, um engenheiro acompanhará o trajeto no banco do motorista, para coletar informações e reagir caso alguma coisa saia errada.

A nuTonomy já testa o sistema de forma privada desde abril e espera ter pelo menos 100 “robô-táxis” operando comercialmente na cidade até 2018.

“Este é verdadeiramente um momento na história que vai mudar como as cidades são construídas, como olhamos ao nosso redor”, afirmou à Reuters o executivo Doug Parker, da nuTonomy.

A empresa é mais uma que pretende lançar um serviço de carros autonômos, em uma corrida que fez as grandes montadoras de automóveis se aliarem a empresas de tecnologia.

Na quarta-feira (24), a Delphi e a Mobileye anunciaram que devem lançar uma plataforma pronta para carros autônomos em 2019. Já aFord espera ter uma produção em larga escala de carros sem volante e pedais em 2021.

O Uber anunciou recentemente uma parceria com a Volvo e deve colocar uma frota de carros sem motorista para testes nos Estados Unidos em breve – também com a supervisão de “pilotos” dentro.

Do G1, em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *