Prazo para emitir 2ª via do título de eleitor encerra nesta quinta, 27, em Ariquemes, RO

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) informou que o prazo para quem precisa emitir a 2ª via do título de eleitor encerra nesta quinta-feira (27). Os eleitores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral de Ariquemes (RO), que abriga a 7ª e 25ª e 26ª zonas eleitorais.

As três zonas eleitorais correspondem aos municípios de Ariquemes, Alto Paraíso (RO), Cacaulândia (RO), Cujubim (RO), Monte Negro (RO) e Rio Crespo (RO), ambas no Vale do Jamari.




Para requerer a 2ª via do título, é preciso estar quite com a Justiça Eleitoral – não pode ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou nem ter recebido multas pela violação do Código Eleitoral.

As multas devem ser pagas por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida pelo cartório eleitoral e podem variar de R$ 1,05 a R$ 35,14. O primeiro turno para presidente, senador, governador e deputados federal e estadual será no dia 7 de outubro.

Eleitores das três zonas eleitorais devem ir ao Fórum Eleitoral de Ariquemes para emitir nova via do documento — Foto: Jeferson Carlos/ G1

Eleitores das três zonas eleitorais devem ir ao Fórum Eleitoral de Ariquemes para emitir nova via do documento — Foto: Jeferson Carlos/ G1




Conforme o chefe de cartório Marcílio Faccin, embora o documento facilite o eleitor no dia da votação, ele também dispõe da possibilidade de poder votar sem o título de eleitor.

“O que o eleitor não pode deixar de apresentar no dia da votação é um documento oficial com foto. Então, mesmo ele não tendo o título, ele poderá votar se apresentar o documento oficial com foto, e se o nome dele estiver na memória da urna como eleitor daquela seção”, explicou.

O Cartório Eleitoral de Ariquemes fica na Travessa Aquariquara, no Setor Institucional, próximo a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) O horário de atendimento ao público é de 11h às 18h.

e-Título

Aplicativo e-Título — Foto: Adonias Silva/G1

Aplicativo e-Título — Foto: Adonias Silva/G1




Os eleitores que estão em situação regular também podem usar a versão digital do título de eleitor, que pode ser obtida gratuitamente por meio do aplicativo e-Título, disponível para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O e-Título serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o recadastramento biométrico: a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento do voto.

O aplicativo ainda informa o local de votação, guia o usuário até sua seção eleitoral por meio de ferramentas de geolocalização, e tem serviços como a emissão de certidões de quitação eleitoral e negativa de crimes eleitorais.

Por G1 Ariquemes e Vale do Jamari