Forças Armadas estarão no RJ para as eleições municipais, diz ministro

Ministro da Defesa, Raul Jungmann, em coletiva de imprensa no Rio (Foto: Nicolás Satriano / G1)

Ministro da Defesa, Raul Jungmann, em coletiva de imprensa no Rio (Foto: Nicolás Satriano / G1)

Militares das Forças Armadas atuarão no reforço da segurança durante as eleições municipais no Rio de Janeiro, em outubro, informou na tarde desta segunda-feira (22) o ministro da Defesa, Raul Jungmann. “Nós vamos estar aqui no primeiro e segundo turno”, garantiu o ministro.

Jungmann fez o anúncio na sede do Comando Militar do Leste, no Centro, onde apresentou balanço sobre a operação de segurança durante a Rio 2016. Nos Jogos Paralímpicos, o efetivo de 23 mil homens das Forças Armadas permanecerá na cidade – mesmo número da Olimpíada.

Para fechar questão sobre a atuação de militares durante as eleições municipais, segundo Jungmann, falta concluir o trâmite do pedido e a efetiva elaboração do esquema de segurança.

O ministro explicou que a solicitação parte da Justiça Eleitoral e é encaminhada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e, em seguida, para a própria presidência. O Ministério da Defesa, então, define sobre a viabilidade da operação.

“A prática é essa. Está na lei. Nós vamos ter que efetivamente ficar [no Rio] e em outras 400 cidades, que é a média. Mas dizer o efetivo, a demanda tem que vir deles [dos municípios]”, afirmou Jungmann.

Nicolás Satriano

Do G1 Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *