Festa do Peão de Barretos espera receber 900 mil pessoas em SP

Todos os anos a Festa do Peão de Barretos (SP) movimenta o setor hoteleiro no interior de São Paulo, afinal, 900 mil pessoas devem passar pelo maior rodeio da América Latina. Em 2018, o show da cantora Shania Twain fez a procura por hospedagem aumentar ainda mais, segundo a organização do evento. O rodeio tem 11 dias de duração e acontece de 16 a 26 de agosto.




De suítes em hotéis sofisticados ao camping dentro do Parque do Peão, há opções para todos os gostos e bolsos. O gerente Flávio Souza diz que a taxa de ocupação no hotel onde trabalha deve chegar a 100% até o final desta semana.

“Trabalhamos com um diferencial, temos um pacote a partir de três noites. Além disso, o hóspede que se hospedar tem inclusa pensão completa e mais a área de lazer. Nós temos a minifazenda e o parque aquático completo”, afirma.

Souza explica que, geralmente, a procura por hospedagem é maior no segundo final de semana da festa, porque é no segundo sábado que acontece o show do embaixador – nesta edição, Gusttavo Lima assume o posto pelo segundo ano consecutivo.

Entretanto, em 2018, a apresentação da cantora Shania Twain no dia 18 de agosto mudou a programação dos festeiros e está atraindo mais gente a Barretos logo no início da Festa do Peão.




Arena da Festa do Peão de Barretos, SP (Foto: Alexandre Sá/EPTV)

Arena da Festa do Peão de Barretos, SP (Foto: Alexandre Sá/EPTV)

“O mês mais caótico que existe na hotelaria é agosto. Porém, a gente é muito privilegiado, o turismo é fortalecido, a gente se beneficia com a festa. A gente fica o ano todo com turismo, não é atoa que o slogan é ‘Barretos é turismo o ano todo'”, diz.

Além do setor hoteleiro, a locação de imóveis também é uma opção para ficar na região de Barretos e curtir a Festa do Peão. Muitos moradores “se mudam” temporariamente para a casa de parentes e alugam as próprias residências aos festeiros.




É o que a dona de casa Maria Lúcia Sebastião faz há 15 anos. Ela conta que tem clientes fiéis e que a casa tem capacidade para 12 pessoas. O valor cobrado é de R$ 750 por final de semana e Maria Lúcia diz que um casal francês já entrou em contato para reservar um dos quartos.

“A gente tem muitas amizades, em muitos lugares, praticamente no Brasil todo, porque vem gente de todos os lados do país. A gente conhece muita gente, é muito gostoso. A gente vai até passear na casa deles, eles já convidaram, já aconteceu de a gente ir”, diz.

Maria Lúcia Sebastião mostra a casa que será alugada durante a Festa do Peão de Barretos, SP (Foto: Alexandre Sá/EPTV)

Maria Lúcia Sebastião mostra a casa que será alugada durante a Festa do Peão de Barretos, SP (Foto: Alexandre Sá/EPTV)




Mas, quem deseja viver a Festa do Peão de Barretos pode se hospedar dentro do parque onde acontece o evento. Dividida em três setores – solteiros, casados e famílias – a área destinada aos acampamentos conta com banheiros, iluminação e pontos de energia.

“Esse ano, fizemos um investimento na área de iluminação e construção de novos banheiros no camping. Fizemos também o camping da família, com uma portaria nova para atender os turistas que comprovem seus laços familiares”, diz o presidente da Festa, Ricardo Rocha.

Quem se hospeda no camping tem direito a asssitir a todos os shows na Arena de rodeios mais famosa do país, além de ter acesso à feira comercial, museu e outras áreas do Parque do Peão. Além disso, o espaço conta com segurança particular.

Turistas podem acampar dentro do Parque do Peão em Barretos, SP (Foto: Alexandre Sá/EPTV)

Turistas podem acampar dentro do Parque do Peão em Barretos, SP (Foto: Alexandre Sá/EPTV)




Por G1 Ribeirão e Franca