Deputado estadual e dois pilotos morrem após queda de avião, no PR

O corpo do deputado estadual do Paraná Bernardo Ribas Carli, de 32 anos, foi enterrado por volta das 16h desta segunda-feira (23), em Guarapuava, na região central do Paraná.




Ele morreu na queda de um avião em Paula Freitas, no sul do estado, no fim da manhã de domingo (22). O piloto Laércio Tavares da Silva, de 44 anos, e o copiloto Luis Fernando Correa de Souza, de 29 anos, também morreram no acidente.

Corpo deixa a Prefeitura de Guarapuava para cortejo (Foto: Wilson Kirsche/RPC)

Corpo deixa a Prefeitura de Guarapuava para cortejo (Foto: Wilson Kirsche/RPC)

O velório do deputado começou às 8h, na Prefeitura de Guarapuava, e seguiu aberto ao público até as 15h30, quando o caixão saiu para cortejo em um caminhão do Corpo de Bombeiros em direção ao cemitério.




O corpo do copiloto Luis Fernando Correa de Souza, de 29 anos, foi sepultado também perto das 16h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O acidente aéreo

De acordo com a assessoria de Bernardo Carli, o deputado decolou de Guarapuava, no começo da manhã de domingo, rumo a União da Vitória, também no sul do estado.

Na cidade, ele participaria da 62ª Festa dos Motoristas, na Paróquia Nossa Senhora de Salete, a convite do prefeito Santin Roveda (PR).

Avião caiu na manhã de domingo, em Paula Freitas (Foto: Canal 4 TV WEB)

Avião caiu na manhã de domingo, em Paula Freitas (Foto: Canal 4 TV WEB)




O local em que o avião caiu é de difícil acesso, em uma área de plantação de eucaliptos. Moradores da região contam que havia neblina no momento da queda.

Os três corpos foram retirados de lá no começo da noite, segundo a polícia, e levados ao Instituto Médico-Legal (IML) de União da Vitória, também no sul do Paraná.

Os outros dois corpos foram encaminhados para o IML de Curitiba, onde permanecem na manhã desta segunda-feira.

A família de Carli comemorava o aniversário do deputado estadual Plauto Miró (DEM), em um almoço de família em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, quando soube da morte de Bernardo.

Histórico

Bernardo Ribas Carli tinha 32 anos, nasceu em Guarapuava e era graduado em Administração de Empresas. Ele cumpria o segundo mandato como deputado estadual.

Deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB) morreu em um acidente aéreo (Foto: Pedro de Oliveira/Divulgação/Alep)

Deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB) morreu em um acidente aéreo (Foto: Pedro de Oliveira/Divulgação/Alep)

Na Assembleia, também era presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa e coordenador da Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica.




Bernardo é filho do ex-prefeito de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli, e irmão do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado por matar duas pessoas em um acidente de trânsito.

O suplente de Bernardo Ribas na Assembleia Legislativa é Wilson Quinteiro (PSB), de Maringá, segundo a assessoria do Legislativo.

Luto oficial

O Governo do Paraná, Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Guarapuava decretaram luto oficial de três dias pela morte do deputado. As bandeiras do Estado e do país ficarão a meio mastro durante o período em todas as repartições públicas.

Por Erick Gimenes, G1 PR