Campanha simula acidente para alertar população em Ariquemes

Ariquemes, RO – A simulação de um acidente de trânsito entre um automóvel e uma bicicleta foi realizada na manhã desta terça-feira (20) na Avenida Tancredo Neves, na região central de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. A ação faz parte da campanha em referência à Semana Nacional de Trânsito, que é realizada entre os dias 18 a 25 de setembro. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres em desenvolver um trânsito seguro.

De acordo com a Guarda Municipal, diversos órgãos do município participam diretamente durante este período, com orientações a toda população, como a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Conforme a agente Lorena Zamarchi, a simulação chama a atenção de todos que passam pela avenida e são situações que podem ocorrer em decorrência da falta dos cuidados mínimos ao ingressar no trânsito. Na encenação, o motorista do veículo dirigia sem o cinto de segurança e após atropelar a ciclista foi arremessado para fora do automóvel.

“O objetivo do simulado é colocar a falta de atenção como uma das principais causas dos acidentes de trânsito dentro do município.Também demonstramos a falta do uso do cinto de segurança, o excesso de velocidade e a imprudência quanto à distancia de segurança dos outros veículos e dos ciclistas. Tudo isso com o intuito de transmitir a ideia de que dentro do município também pode ocorrer capotamento e acidentes graves”, salienta Zamarchi.

O aposentado Mário Sérgio da Silva que caminhava pela avenida chegou a acreditar que o acidente fosse real devido à forma que o trânsito no município se encontra. “O número de veículos nas ruas tem aumentado bastante a cada dia e como isso, os perigos também são maiores. Na maioria das vezes por conta da pressa, os motoristas agem com imprudência e colocam em risco a vida não só deles, mas também a de outras pessoas que utilizam as vias para trafegar”, comenta.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, até setembro de 2016, foram registrados 372 ocorrências de acidentes de trânsito no município. Desse total, seis casos foram com vítimas fatais. Já em 2015, foram registradas 540 ocorrências de acidentes de trânsito, sendo 10 casos com vítimas fatais.

Durante a programação da Semana Nacional do Trânsito “Eu Sou +1 Por Um Trânsito Mais Seguro” em Ariquemes, diversas palestras e blitz educativas serão realizadas com as orientações para a sociedade.

Campanha simula acidente para alertar população em Ariquemes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *